QUEM SOU

Curriculo profissional

Sou Helena Montanarini, sou formada em desenho industrial, mas a vida toda trabalhei como profissional no campo da moda. Implantei mais de 60 marcas italianas no Brasil e por este trabalho recebi do então presidente italiano, Giorgio Napolitano, a comenda de Cavaliere d’Italia. Entrei na moda pelas portas da Editora Abril, mas queria aprender mais e conhecer outros mundos. Logo estava em Paris e Milão, completando minha formação e trabalhando como consultora de estilo para indústria têxtil.

De volta ao Brasil, fui jornalista de moda do Jornal da Tarde e, ao longo do tempo, colunista das revistas Vogue, Casa Vogue, Vip, GQ, entre outras. Palestrei no Milano Fashion Global Summit e fui apontada pela The Italian Fashion Weekly Magazine como uma das seis compradoras mais influentes do mundo da moda.

Atualmente sou publisher e diretora do jornal aQuadra e vice-presidente da USEF, Unione Siciliana Emigrati e Famiglia.

Candidatura ao senado italiano

Com este histórico e esta paixão decidi me candidatar ao Senado italiano para melhorar nossa representatividade enquanto italianos e descendentes residentes na América Latina. Com este objetivo aliei-me ao movimento Passione Italia, criado pela deputada Renata Bueno, primeira mulher nascida no Brasil a ser eleita ao parlamento italiano, e à lista Civica Popolare liderada por Beatrice Lorenzin, atual ministra da saúde na Itália.

Chegou o momento da nossa liderança, do protagonismo das mulheres, devemos cada vez mais ocupar estes espaços, ampliar nossa representatividade e gerar oportunidades de diálogo e comércio para todos, sobretudo para os jovens, dando-lhes novos possíveis horizontes.

Origens e vínculos com a Itália

Quero contar a vocês um pouco mais sobre minhas origens e meus vínculos com a Itália. Nasci em São Paulo, filha e neta de italianos. Meu avô veio do Veneto, minha mãe da Sicília. Com as duas famílias Amato e Montanarini comecei a conhecer a cultura  e estética italiana, o amor pela ópera, herdei a garra, a determinação e a coragem de empreender sozinha.

Minha mãe e minhas tias foram empreendedoras no campo da gastronomia, antes com o restaurante Garofano Rosso nos anos 80 e depois com Casa Europa nos anos 90. Maria Montanarini, minha mãe, chefe renomada, escreveu muitos livros de culinária e até hoje faz palestras e ministra cursos sobre seu ofício e paixão.

Helena Montanarini